Vida - Cap 084

Imagem
  Logotipo da web novela (Foto: Divulgação) Produção Original MF Criada e escrita por Patrícia Santos Capítulo 084 Luís aceita o dinheiro de Hugo e manda Salgueiro descobrir onde Olavo está escondido. Marcos desabafa com Monalisa. Vanessa sofre pelo fim de seu namoro com Jeremias. Suzana e Max passeiam juntos e vão para a ONG. Salgueiro descobre onde Olavo está escondido e conta para Luís. Tatiane brinca com Ramon e promete para o filho que eles vão conseguir sair da casa de Luís. Diogo questiona Dayse pela raiva que ela sente de Eduarda. Sandro transa com algumas prostitutas. Maria discute com Antônio por ele ter chamado apenas Daniel para trabalhar na empresa. Daniel conversa com Joana sobre a proposta que recebeu de Antônio. Luís avisa Hugo sobre o esconderijo de Olavo. Marcos convida Monalisa ir até a casa dele e ela aceita. Terezinha deixa um celular para Olavo ligar para ela quando precisar. Lázaro aconselha Jeremias a voltar com Vanessa. Mônica tenta convencer Nayara a denunciar

Biografia de Gonçalves de Magalhães

Gonçalves de Magalhães

(Foto: Divulgação)

Uma coluna desenvolvida por Daniel Augusto.

Biografia de Gonçalves de Magalhães

Gonçalves de Magalhães (1811-1887) foi um escritor, professor e político brasileiro. Destaca-se como um dos principais poetas da Primeira Geração Romântica. É considerado o introdutor do Romantismo no Brasil.

Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 13 de agosto de 1811. Formou-se em Medicina, em 1832. Nesse mesmo ano, estreia na literatura com um volume de versos, intitulado “Poesias”, onde revela traços neoclássicos, aliados a manifestações religiosas e patrióticas.

Em 1933, Gonçalves de Magalhães viaja para Europa com a intenção de aperfeiçoar-se na carreira. Nesse período, em contato com o romantismo francês, passa a trabalhar pela reformulação literária do Brasil. Funda a revista “Niterói”, junto com Sales Torres Homem e Manuel de Araújo Porto Alegre. Em 1836, na revista, critica a literatura de seu país, tentando libertá-la das influências estrangeiras.

Suspiros Poéticos e Saudades

Em 1936, em Paris, Gonçalves de Magalhães publica “Suspiros Poéticos e Saudades”, obra inaugural do Romantismo no Brasil, onde o autor introduz a liberdade formal na criação poética. É a materialização lírica de algumas ideias do autor sobre o Romantismo, encarado como possibilidade de afirmação de uma literatura nacional na medida em que destruía os artifícios neoclássicos e propunha a valorização da natureza associada ao sentimento de Deus.

Professor e Político e Diplomata

Em 1837, Gonçalves de Magalhães volta ao Brasil e passa a exercer a função de professor de Filosofia no Colégio Pedro II. Na política, assumiu diversos cargos, como secretário do Duque de Caxias, no Maranhão, e governador e deputado do Rio Grande do Sul. Como diplomata, trabalhou em diversos países, entre eles, a Itália, Áustria, Estados Unidos e Paraguai.

Confederação dos Tamoios

Em 1856, Gonçalves de Magalhães publica “Confederação dos Tamoios”, poema épico, escrito nos moldes neoclássicos em dez cantos. Trata-se da passagem da nossa história em que os tamoios, instigados pelos franceses, tentam destruir a povoação de São Vicente, ocupada pelos portugueses. Dedica os versos desse poema ao imperador Dom Pedro II, que lhe concede o título de Barão e Visconde de Araguaia.

Teatro e Textos Filosóficos

Gonçalves de Magalhães dedicou-se ao teatro e escreveu: “Antônio José” ou “O Poeta e a Inquisição”, peça composta em homenagem ao centenário da morte do dramaturgo, e também a novela “Amância”. Em 1865 escreveu uma série de ensaios em “Opúsculos Históricos e Literários”. Publicou três textos filosóficos intitulados “Fatos do Espírito Humano” (1858), “A Alma e o Cérebro” (1876) e “Comentários e Pensamentos” (1880).

Apesar de Gonçalves de Magalhães ser cronologicamente o primeiro poeta romântico do Brasil, quem consolidou o Romantismo foi o poeta Gonçalves Dias. Foi nomeado patrono da cadeira nº 9 da Academia Brasileira de Letras.

Gonçalves de Magalhães faleceu em Roma, Itália, no dia 10 de julho de 1882.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida - Cap 084

#AudiênciaDetalhada #EmNomeDoAmor #EdiçãoEspecial

Vida - Cap 034