Produção Original MF
Criada por Daniel Augusto
Texto Retirado: EF
Conhecendo O Mundo: Canadá
O Canadá é mundialmente conhecido como um país multicultural, diverso e progressista, que acredita na importância da imigração para o enriquecimento da cultura.
Alguns sinais da postura canadense estão nas políticas de saúde pública, erradicação da pobreza, impostos progressivos e ênfase na diversidade, além da legalização do casamento homoafetivo e outras medidas pró-direitos humanos.
Historicamente, a cultura canadense foi construída pelos elementos franceses e ingleses combinados à tradição aborígene local.
Outra influência significativa vem dos Estados Unidos, principalmente por meio da migração e produtos culturais.
Segundo o Departamento de patrimônio canadense, a diversidade étnica, racial e religiosa do país está crescendo rapidamente, com mais de 200 origens étnicas e 20% de grupos minoritários na população.
Logo, o mosaico cultural do Canadá é um dos mais complexos do mundo, mas podemos destacar alguns pontos-chave:
Símbolos culturais famosos
O símbolo cultural mais famoso do Canadá é, sem dúvida, a maple leaf, a folha vermelha que ilustra a bandeira do país.
Inclusive, é da árvore maple que é extraído o tradicional maple syrup, aquela deliciosa calda semelhante ao mel que inunda as panquecas americanas no café da manhã.
Outro elemento marcante é o castor, chamado de beaver no Canadá e considerado o animal-símbolo do país, que já estampou moedas, brasões e selos postais oficiais.
Comemorações e datas típicas
Datas como o Natal, Halloween e Dia de Ação de Graças são levados muito a sério no Canadá, com direito a longas preparações e preservação das tradições e símbolos de cada evento.
No Natal (25 de dezembro), os canadenses mantêm o hábito de montar árvores com pinheiros verdadeiros, cuidando para que sejam reaproveitados após o feriado.
Eles também se dedicam a iluminar toda a cidade e usam roupas natalinas pelas ruas, além de preparar comidas típicas deliciosas como os butter tarts (torta à base de açúcar, ovos, manteiga e maple syrup).
No outono, os canadenses já começam os preparativos para o Halloween, incluindo a visita festiva às fazendas de abóboras.
No dia das Bruxas (31 de outubro), as crianças perpetuam a tradição de “doces ou travessuras” e todos vestem fantasias de bruxas, fantasmas e monstros.
A marcha dos zumbis ou zombie walk também é clássica em terras canadenses, reunindo pessoas fantasiadas de mortos-vivos pelas ruas.
Já o Canada Day (1º de julho) é marcado por milhares de pessoas comemorando a unificação do país em eventos públicos promovidos pelo governo, que incluem shows, almoços, desfiles, concursos e apresentações com fogos de artifício.
Há ainda o Remembrance Day (11 de novembro), quando a memória dos jovens mortos durante as duas guerras mundiais é homenageada com dois minutos de silêncio.
Esportes mais populares
Os esportes mais praticados no Canadá são o hóquei, beisebol, basquete e futebol, além de modalidades típicas de inverno como a patinação no gelo e esqui.
Em termos culturais, o esporte é parte essencial da identidade canadense e fortemente incentivado pelo governo, que reconhece sua importância para a promoção de uma vida saudável e ativa.
Apesar do sucesso notável nos Jogos Olímpicos de Inverno, o Canadá também se destaca nos esportes de verão como o tradicional Lacrosse (de origem indígena) e basquete.
Comidas típicas do Canadá
O ex-primeiro ministro do Canadá Joe Clark definiu a comida canadense como “uma culinária de muitas culinárias”, uma vez que o país possui imensa variedade de pratos típicos com diversas influências culturais.
Mas, levando em conta que as raízes canadenses estão na cultura francesa, inglesa e nativa, é dessa mistura que surgem seus principais sabores.
Vamos conhecer algumas receitas clássicas:
Poutine
O poutine é o prato mais tradicional do Canadá, criado no Quebec e consumido em todo o país. A receita é basicamente batata frita com coalhada de queijo cheddar cobertos com molho de carne especial, chamado de gravy.
Rabo de castor (Beaver Tail)
O famoso “rabo de castor” é um quitute altamente calórico feito com massa de farinha frita e coberta com nutella, chocolate ou pasta de amendoim. O nome vem do formato semelhante à cauda do roedor, e o doce aceita qualquer cobertura.
Pearmeal Bacon
O pearmeal bacon é uma iguaria que consiste em bacon feito com o lombo do porco e coberto com farinha de milho. Geralmente, é servido em sanduíches e pode ser comprado em açougues e mercados.
Comentários
Postar um comentário