Logotipo do especial (Foto: Divulgação)
Uma coluna desenvolvida por Daniel Augusto.
Vamos continuar conhecendo a história do seriado que conquistou muita gente, confiram o sexto episódio de "Eterno Chaves".
*******************************************************************************************
Exibição internacional
O primeiro país que transmitiu a série fora do México foi a Guatemala.
Mais tarde
Porto Rico,
República
Dominicana
Equador
Na América
China,
Marrocos
Índia
Rússia
Angola
em outros continentes.
Para Bolaños, a popularidade internacional da sitcom se deve ao sucesso de El Chapulín Colorado.
No total, El Chavo foi dublado em mais de cinquenta idiomas e em 2011, ainda era exibido em mais de vinte países. No Chile, teve sua primeira aparição, em 1977, pelo Canal 9, enquanto que entre 1981 e 1986 era emitido TVN, antes do Megavisión. No Brasil, recebeu o título de Chaves e é transmitido pelo SBT desde agosto de 1984 e desde então nunca saiu do ar. Em 2010, os seriados foram adquiridos pela Turner, que estreou as séries no Cartoon Network no dia 1 de novembro de 2010 às 20h e parou de exibir no dia 31 de dezembro de 2012 às 11h. Mais tarde, a Turner voltou a exibir os seriados em 2014 pelos canais Boomerang e TBS, estreando no Boomerang no dia 1 de julho de 2014 às 14h e no TBS dia 1 de agosto às 13h10, no qual permaneceram sendo exibidos até o ano de 2016.
"Nunca pude imaginar que meus programas e minhas obras chegariam a ser conhecidos em todo o território de meu país... Menos ainda em todo o continente americano! E também na Europa, na Ásia e na África! Por que tudo isso aconteceu? Essa é uma pergunta que somente o público seria capaz de responder. Público ao qual desejo expressar minha infinita gratidão! Também agradeço aos demais personagens, que contribuíram para que eu jamais me distanciasse de meu propósito fundamental: divertir sem causar danos às pessoas, sem distinção de idade, sexo, raça ou nacionalidade."
Bolaños sobre a popularidade de El Chavo.
Em janeiro de 2018, o Grupo Globo adquiriu os direitos sobre o programa. O único país latino-americano que não o exibiu foi Cuba.
No Brasil, com a negociação com a Televisa, a Globosat adquiriu, em 2018, a exibição de El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado no canal Multishow. A transmissão será com as mesma dublagens da emissora brasileira SBT, exceto as inéditas e os perdidos, na qual contarão com novas vozes. A estreia ocorreu em 21 de maio às 23 horas (UTC−3) e elevou a audiência do canal em 71%.
Trilha Sonora
De início, a trilha sonora de El Chavo del Ocho foi produzida por Ángel Álvarez, Luis A. Diazayas, René Tirado e Alejandro García. Em alguns capítulos, usaram melodias para determinar ênfase em cenas, tais como, "The Second Star to the Right", composta originalmente da animação de 1953, Peter Pan, e o tema de Dona Florinda e Professor Girafales, "Tara's Theme", original do filme E o Vento Levou.
Em 1977, a Polydor Records, que é subsidiária da Universal Music Group, distribuiu o disco LP Así cantamos y vacilamos en la vecindad del Chavo, com canções que foram incluídas em diversos episódios.O disco contém dez músicas no total, com duração de uma hora, entre elas, La vecindad del Chavo (também conhecida como ¡Qué bonita vecindad!). Três anos depois, em 1980, foi lançada outra série de três discos denominada Síganme los buenos a la vecindad del Chavo, também com melodias de El Chapulín Colorado. Em 1981, El Chavo canta Eso, eso, eso...! foi distribuído com dez canções pela PolyGram.
Várias destas canções possuem a letra que se refere a um tema específico, de acordo com o capítulo para qual se destina. Tal como, "Gracias Cri-Cri" é destinado a Francisco Gabilondo Soler, músico mexicano que ficou conhecido pelo pseudônimo cri-cri, catalogado como "o mais importante cantor e compositor mexicano para crianças".
No Brasil, foi lançado um LP em 1989, produzido por Mário Lúcio de Freitas, com seis versões e quatro canções brasileiras - "Kiko", "Chiquinha", Madruga" e "Aí vem o Chaves" que passou à partir daí a ser a abertura da série.
Trilha sonora de Roberto Gómez Bolaños
FONTE: Wikipédia
*******************************************************************************************
Segue a gente nas redes sociais
Instagram @mundoficticio2018
Twitter @MundoFicticio1
Facebook Mundo Fictício (Curtem)
Comentários
Postar um comentário