Vida - Cap 084

Imagem
  Logotipo da web novela (Foto: Divulgação) Produção Original MF Criada e escrita por Patrícia Santos Capítulo 084 Luís aceita o dinheiro de Hugo e manda Salgueiro descobrir onde Olavo está escondido. Marcos desabafa com Monalisa. Vanessa sofre pelo fim de seu namoro com Jeremias. Suzana e Max passeiam juntos e vão para a ONG. Salgueiro descobre onde Olavo está escondido e conta para Luís. Tatiane brinca com Ramon e promete para o filho que eles vão conseguir sair da casa de Luís. Diogo questiona Dayse pela raiva que ela sente de Eduarda. Sandro transa com algumas prostitutas. Maria discute com Antônio por ele ter chamado apenas Daniel para trabalhar na empresa. Daniel conversa com Joana sobre a proposta que recebeu de Antônio. Luís avisa Hugo sobre o esconderijo de Olavo. Marcos convida Monalisa ir até a casa dele e ela aceita. Terezinha deixa um celular para Olavo ligar para ela quando precisar. Lázaro aconselha Jeremias a voltar com Vanessa. Mônica tenta convencer Nayara a denunciar

Baú de Novelas (Ep 003)


Logotipo da coluna (Foto: Divulgação)

Uma coluna desenvolvida por Jonatan Santana.

Olá pessoal!Essa é mais uma edição da coluna Baú de Novelas, e hoje vou falar pra vocês sobre a novela Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

*************************************************************************************************

Insensato Coração foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas, de 17 de janeiro a 19 de agosto de 2011, em 185 capítulos, substituindo Passione e sendo substituída por Fina Estampa. Foi a 1ª novela das nove após a Rede Globo deixar de utilizar o título novela das oito para as produções da principal faixa do horário nobre. Foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com a colaboração de Ângela Carneiro, Fernando Rebello, Izabel de Oliveira, João Ximenes Braga, Maria Helena Nascimento e Nelson Nadotti, tendo direção de Cristiano Marques, Flávia Lacerda, Maria de Médicis e Luísa Lima, direção geral de Vinícius Coimbra e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo.

Contou com as participações de Glória Pires, Gabriel Braga Nunes, Paolla Oliveira, Eriberto Leão, Herson Capri, Deborah Secco, Antônio Fagundes e Camila Pitanga.

PRODUÇÃO

Originalmente intitulada Lado a Lado, a novela foi aprovada em janeiro de 2010 para substituir Passione no início do próximo ano em uma disputa pela vaga no horário com Fina Estampa, de Aguinaldo Silva, que acabou ficando na sequência. Em junho foi anunciado que a trama tinha mudado de nome para Insensato Coração para expressar melhor a temática da história de amor de Marina e Pedro. Curiosamente Lado a Lado seria o nome da novela das seis escrita por João Ximenes Braga em 2012 sob supervisão de Gilberto Braga. As filmagens externas dos primeiros capítulos começaram em setembro de 2010 em Florianópolis, capital de Santa Catarina, três meses antes da estreia. A estratégia de começar as gravações tão antes deveu-se ao fato de setembro não ser época turística ainda, o que poderia atrapalhar o registro das cenas com o assédio do público em cima dos atores.

Devido aos desfalques no elenco e aos atrasos nas gravações, a emissora chegou a cogitar estender Passione e adiar Insensato Coração até fevereiro, porém Silvio de Abreu se recusou a aumentar a duração da reta final de sua novela e os trabalhos em Insensato Coração tiveram que ser agilizados para estrear em 17 de janeiro de 2011. Apesar de anunciarem que a história fugiria dos clichês tradicionais da maioria das novelas, os autores acabaram utilizando o famoso recurso do "quem matou?" na reta final. Os planos eram de que a vítima de assassinato seria o personagem de Gabriel Braga Nunes, porém os autores optaram por matar o de Glória Pires uma semana antes da gravação da cena.

ESCOLHA DO ELENCO E PROBLEMAS

Primeira opção dos autores, Ana Paula Arósio foi anunciada como a protagonista Paloma em fevereiro de 2010. Originalmente Selton Mello foi convidado para interpretar o antagonista Léo, porém recusou por estar focado no cinema e não ter interesse em retornar às novelas – sua última foi Força de um Desejo, em 1999. Wagner Moura foi convidado na sequência, mas também recusou pelo mesmo motivo de Selton, sendo que Fábio Assunção foi anunciado no papel em março. Em 13 de outubro, em Florianópolis, Ana Paula faltou às gravações sem explicações. A atriz arrumou suas malas e foi embora de volta ao Rio de Janeiro no mesmo dia, avisando a produção que não havia gostado do perfil da personagem após ler os roteiros dos primeiros capítulos, e que não faria mais parte da novela. Na mesma semana a atriz rompeu o contrato com a Rede Globo e anunciou que havia desistido da carreira de atriz, mudando-se com seu marido para Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, onde passou a criar cavalos.

Correndo contra o tempo, a emissora convocou Paolla Oliveira, Carol Castro, Vanessa Giácomo e Fernanda Vasconcellos para realizar testes para interpretar Marina, sendo que a primeira foi escolhida. Em novembro a novela passou por uma nova problemática quando Fábio Assunção faltou em dois dias de gravação e, em 13 daquele mês, anunciou que também estava se retirando. Logo após foi revelado que o ator preferiu se ausentar para buscar tratamento preventivo com psicólogos antes de ter uma nova recaída na dependência química, já que passava por uma fase conturbada na vida pessoal. Gilberto Braga tentou convencer Wagner Moura, Selton Mello e Rodrigo Santoro a aceitarem o papel, uma vez que desejava ser o responsável por tirar um ator consagrado no cinema e devolvê-lo às novelas, porém os três recusaram exatamente por não quererem mais aquele tipo de formato. A direção chegou a oferecer Márcio Garcia e Malvino Salvador para o papel, mas Gilberto recusou e preferiu convidar Gabriel Braga Nunes – a quem havia se impressionado com seu trabalho em Poder Paralelo, na RecordTV – sendo o responsável por negociar a saída do ator da concorrente.

Cláudia Abreu foi convidada para interpretar Norma, porém a atriz estava grávida e não pôde aceitar, passando o papel para Glória Pires. Rainer Cadete chegou a ser confirmado como Vinícius, porém foi substituído por Thiago Martins. Convidada para interpretar Vitória, Joana Fomm teve que deixar o elenco por estar sofrendo de disautonomia, sendo substituída por Nathalia Timberg.

TEMAS ABORDADOS

Em 14 de dezembro de 2010, antes mesmo do anúncio oficial da telenovela, o jornalista Léo Dias publicou em sua coluna no jornal Extra, boa parte do enredo da trama, estabelecendo alguns dos principais temas que seriam abordados pela produção. A rivalidade entre irmãos é um dos temas que conduz a história. Léo, se vendo desprezado pelo pai, desenvolve considerável rivalidade com o irmão, Pedro, e passa a sustentar a ideia de que só se tornaria o "filho favorito" se tivesse mais sucesso do que ele. Insensato Coração recebeu considerável atenção da mídia pela quantidade de personagens assumidamente homossexuais, e pela personagem Natalie Lamour, ex-participante de um reality show e personagem-chave do núcleo cômico da produção.

Os autores tentaram fazer uma homenagem à novela Vale Tudo, ao colocar na companhia aérea da novela o nome de TCA, o mesmo da companhia de Odete Roitman, porém o departamento jurídico da Rede Globo vetou a ação. Além disso, a revista que teria o nome de Fama foi alterado para Espelho, e a empresa Modernsport mudou para Globalsport.

Porém houve uma cena em homenagem a Vale Tudo, exibida no dia 29 de junho de 2011, em seu capítulo 134, quando o personagem Cortez (Herson Capri) estava fugindo do país em seu jatinho, por conta de crimes de corrupção, repetindo o ato de "dar uma banana" para o país, como Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria em Vale Tudo, havia feito no último capítulo desta. Entretanto, o desfecho das cenas foi diferente: se na trama original, Marco Aurélio conseguiu fugir do país e terminava impune, a decolagem do jatinho de Cortez é impedida pela Polícia Federal, e ele acaba preso.

REPERCUSSÃO

Em abril de 2011, a jornalista Patrícia Kogut do jornal O Globo publicou um texto que avaliava a produção até então, expondo suas deficiências: "Passados mais de três meses do lançamento, a impressão que se tem não é de dinamismo. Falta respeitar o que é praticamente um axioma: toda novela tem de ter uma história principal para prender a atenção. Seja qual for a de Insensato Coração, ela ficou diluída neste entra e sai de subtramas tão generalizadas que se tornaram prevalentes". Carla Bittencourt, do Extra, em oportunidades distintas, elogiou o roteiro de Braga e Linhares, mas mostrou-se decepcionada com a forma como as cenas escritas eram representadas nas filmagens: "Quem tem o privilégio de ler um capítulo de Insensato Coração escrito por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, às vezes, tem a impressão de que a novela no papel é infinitamente melhor do aquilo que é exibido na TV". Jorge Luiz Brasil, editor-chefe da revista especializada Minha Novela, elogiou a interpretação de Eriberto Leão e Paolla Oliveira, mas criticou a forma como o romance de seus personagens foi desenvolvido: "O maior erro de Insensato Coração foi a construção da história de amor de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira). Não por culpa dos atores, que fique bem claro. Aquela paixão arrebatadora nunca convenceu e um casal protagonista que fica junto apenas meia dúzia de cenas não poderia dar certo nunca".

CRÍTICAS

A cena da queda do avião no primeiro capítulo causou polêmica pela ausência de verossimilhança. Capítulos posteriores também apresentariam inúmeros erros. Considerável comoção no estado de Mato Grosso do Sul foi registrada por equívocos geográficos. No diálogo entre os personagens de Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) levado ao ar no dia 21 de janeiro de 2011 tem-se a impressão de que a cidade Bonito fica no Mato Grosso. A Fundação de Turismo do Estado solicitou "possíveis reparações" ao autor Gilberto Braga, que acabaram por não ocorrer.

A emissora também se recusaria a reparar os comentários negativos em relação a animais, ao transmitir informações totalmente equivocadas quanto à transmissão da Toxoplasmose por gatos, e incluir comentários negativos a cães dentre os diálogos da personagem Carol, interpretada por Camila Pitanga.

A cena em que morre a personagem Clarice seria mais ousada originalmente, mas, mesmo limitada, foi vista como "bem realizada". Da mesma forma, a interpretação caricata da atriz Bruna Linzmeyer teria minado a credibilidade da cena em que sua personagem tem seu primeiro orgasmo.

A insatisfação com o desenvolvimento da trama em seus primeiros meses de exibição fez com que a "segunda fase" fosse aguardada com ainda mais entusiasmo, segundo Fabíola Reipert: "A Globo está apostando todas as suas fichas em Glória Pires para dar uma virada em Insensato Coração. (...) Além de ótima atriz, Glória está com um personagem forte na mão, que tem tudo para tirar a novela do marasmo que está. Norma e seu desejo de vingança estão chamando a atenção do telespectador. Está na cara que a história vai começar a esquentar de verdade depois que ela sair da cadeia para dar o troco em Léo, papel de Gabriel Braga Nunes".

AUDIÊNCIA

O primeiro capítulo estreou com 36 pontos de média e 59% de share, sendo este índice inferior a todas estreias das novelas antecessoras no horário. Em seus primeiros 28 capítulos, a novela obteve média de 32 pontos, mantendo o mesmo patamar da telenovela exibida anteriormente no horário. No capítulo em que Carmem (Nívea Maria) morre de infarto ao descobrir o golpe de Léo (Gabriel Braga Nunes), exibido em 11 de abril, a novela marcou 39 pontos, sua maior audiência até então. Em 2 de junho, alcançou seu novo recorde de 41 pontos no capítulo em que Léo (Gabriel Braga Nunes) atropela e mata Irene (Fernanda Paes Leme). Os recordes, entretanto, não implicaram em alterações significativas na média da telenovela: em 26 de junho de 2011, o jornal Folha de S. Paulo expôs em matéria que a média da telenovela, durante seus 133 primeiros capítulos, era de apenas 34 pontos - o mesmo que Passione havia obtido no mesmo período.

Bateu recorde de audiência com 44 pontos no dia 30 de junho de 2011. No capítulo foram exibidas a continuação das cenas do encontro de Norma e Léo. Em 16 de agosto de 2011, novamente a telenovela atingiu índices considerados significativos na medição de audiência realizada pelo Ibope: 46 pontos. Nesse dia foi exibida a cena do assassinato da personagem Norma (Glória Pires). O último capítulo marcou seu mais novo recorde e consolidou média de 47 pontos, picos de 53 e 72% de participação. Embora não tenha alcançado índices superiores aos 50 pontos de audiência, como a antecessora Passione, a telenovela obteve uma audiência média levemente superior, algo visto por Ricardo Linhares, um dos autores, como um sinal de seu sucesso. A novela toda registrou 36 pontos de média.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL

A novela Insensato Coração foi a mais vendida pela Globo no mercado internacional em 2012. Foi negociada para 68 países e teve estrondoso sucesso de audiência nos mercados onde foi exibida.

E esse foi mais um programa Baú de Novelas. Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para comentar.  Volto semana que vem. Até lá!

*************************************************************************************************

Segue a gente nas redes sociais

Instagram @mundoficticio2018

Twitter @MundoFicticio1

Facebook Mundo Fictício (Curtem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida - Cap 084

#AudiênciaDetalhada #EmNomeDoAmor #EdiçãoEspecial

Vida - Cap 034