Vida - Cap 084

Imagem
  Logotipo da web novela (Foto: Divulgação) Produção Original MF Criada e escrita por Patrícia Santos Capítulo 084 Luís aceita o dinheiro de Hugo e manda Salgueiro descobrir onde Olavo está escondido. Marcos desabafa com Monalisa. Vanessa sofre pelo fim de seu namoro com Jeremias. Suzana e Max passeiam juntos e vão para a ONG. Salgueiro descobre onde Olavo está escondido e conta para Luís. Tatiane brinca com Ramon e promete para o filho que eles vão conseguir sair da casa de Luís. Diogo questiona Dayse pela raiva que ela sente de Eduarda. Sandro transa com algumas prostitutas. Maria discute com Antônio por ele ter chamado apenas Daniel para trabalhar na empresa. Daniel conversa com Joana sobre a proposta que recebeu de Antônio. Luís avisa Hugo sobre o esconderijo de Olavo. Marcos convida Monalisa ir até a casa dele e ela aceita. Terezinha deixa um celular para Olavo ligar para ela quando precisar. Lázaro aconselha Jeremias a voltar com Vanessa. Mônica tenta convencer Nayara a denunciar

Baú de Novelas (Ep 006)


Logotipo da coluna (Foto: Divulgação)

Uma coluna desenvolvida por Jonatan Santana.

Oi pessoal! Essa é mais uma edição do Baú de Novelas. Hoje vou falar sobre um sucesso do horário das sete na década de 2000. 

Da Cor do Pecado foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas de 26 de janeiro a 28 de agosto de 2004, em 185 capítulos, substituindo Kubanacan e sendo substituída por Começar de Novo. Foi a 66ª "novela das sete" exibida pela emissora. Escrita por João Emanuel Carneiro, com colaboração de Ângela Carneiro, Vincent Villari e Vinícius Vianna, contou com a supervisão de texto de Sílvio de Abreu, direção de Paulo Silvestrini e Maria de Médicis, direção geral de Luiz Henrique Rios e Denise Saraceni e núcleo de Denise Saraceni.

Contou com as participações de Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Lima Duarte, Rosi Campos, Aracy Balabanian, Guilherme Weber, e Tuca Andrada.

PRODUÇÃO

A trama marcou a estreia de João Emanuel Carneiro como autor, e foi a maior audiência do horário dos anos 2000. Em maio de 2003, o autor recebeu carta branca da Globo e entrou na fila do horário das 19h. A primeira fase da trama durou 20 capítulos e foi exibida até 17 de fevereiro de 2004. A segunda fase iniciou no capítulo 21, exibido em 18 de fevereiro de 2004. A telenovela seria ambientada na Bahia, mas devido a dificuldades nas negociações, a equipe escolheu o Maranhão como locação dos capítulos iniciais. As gravações da novela começaram dia 20 de outubro de 2003, nas cidades de São Luís, Alcântara, Barreirinhas, além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A primeira parte das gravações no estado duraram pouco mais de 1 mês. Uma das cenas mais impactantes da trama é quando o vilão Tony (Guilherme Weber) obriga Bárbara (Giovanna Antonelli) a se vestir de noiva e depois a abandona num lixão. As cenas foram exibidas em 19 de abril de 2004 e foram gravadas num lixão público de verdade.

ESCOLHA DO ELENCO

A cantora Kelly Key foi convidada para interpretar a fogosa Tina, porém recusou para focar em sua carreira musical. Karina Bacchi foi originalmente escolhida para interpretar Moa e chegou a realizar aulas de surf para compor a personagem, porém, com a desistência de Kelly, a direção decidiu remanejá-la para o papel de Tina e escalar Alinne Moraes para interpretar a surfista Moa.

Taís Araújo foi a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na Rede Globo. Antes porém, ela também havia protagonizado Xica da Silva, na extinta Rede Manchete. Para dar vida aos seus personagens, os atores Reynaldo Gianecchini, Leonardo Brício, Caio Blat, Cauã Reymond, Pedro Neschling, Rosi Campos e Karina Bacchi tiveram aulas de artes marciais, em diversas modalidades. A telenovela marcou a estreia de Guilherme Weber na TV, ator vindo do cinema e do teatro. Ele interpretou Tony, o grande vilão da trama. As primeiras cenas do personagem foram ao ar no capítulo 23, exibido em 20 de fevereiro de 2004. Também foi a estreia do ator Matheus Nachtergaele em novelas. O ator aceitou fazer a novela, porque o convite partiu do próprio autor João Emanuel Carneiro. Leonardo Brício passou vários dias afastado da trama. A justificativa encontrada para a ausência do ator foi de que seu personagem Ulisses estava viajando, em busca do seu irmão Apolo. O ator voltou à trama no último capítulo, junto com Apolo.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Solange Couto fez uma participação nos primeiros capítulos da novela. Ela interpretou Lita, a mãe da protagonista Preta, porém a personagem morreu no capítulo 24, exibido em 21 de fevereiro de 2004. O cantor Sidney Magal entrou no capítulo 105, exibido em 26 de maio de 2004. Na trama ele interpretou Frazão, um surfista veterano e dominador da arte marcial. Mais tarde ele se envolveria com Edilásia (Rosi Campos). A morte do personagem Afonso (Lima Duarte) estava prevista para ocorrer no início da novela. 

Mas a química que ele tinha com Raí (Sérgio Malheiros) era tão grande que o autor decidiu adiar a morte do personagem. Mesmo tendo sua participação prolongada, o ator saiu da trama antes do seu término. Seu personagem Afonso morreu assassinado por Tony (Guilherme Weber), no capítulo 158, exibido em 27 de julho de 2004. 

Recém saída de Chocolate com Pimenta, Samara Felippo entrou na trama para agitar o núcleo da família Sardinha. Ela interpretou Greta, uma lutadora que se apaixona por Thor (Cauã Reymond), deixando Tina (Karina Bacchi) de cabelo em pé. As primeiras cenas da atriz foram ao ar no dia 8 de julho de 2004. Flávia Alessandra fez uma participação nos últimos capítulos da trama. Ela interpretou Lena, a mulher por quem Sal (Thiago Martins) se apaixona. As primeiras cenas da personagem foram ao ar no dia 16 de agosto de 2004.

EXIBIÇÃO

Da Cor do Pecado já foi vendida para mais de mais de 100 países e é a segunda novela mais exportada pela Rede Globo. Avenida Brasil, também de João Emanuel Carneiro, é a mais vendida, com 130 países. A Vida da Gente praticamente empata com Da Cor do Pecado, sendo atualmente vendida para 98 países.

REPRISES

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 7 de maio e 16 de novembro de 2007, em 139 capítulos, substituindo Era Uma Vez e sendo substituída por Coração de Estudante. No primeiro capítulo de sua reprise, exibido no dia 7 de maio, a audiência marcou 18 pontos. No último capítulo de sua primeira reprise, exibido no dia 16 de novembro, a audiência atingiu 24 pontos. Terminou com média geral de 19 pontos. Durante a exibição desta reprise, o capítulo de número 78, que seria exibido em 22 de agosto de 2007, uma quarta-feira, não foi ao ar devido à transmissão do amistoso de futebol entre Brasil e Argélia. Com isso, a reprise, que teria 140 capítulos, fechou com 139.

Foi reapresentada novamente no Vale a Pena Ver de Novo entre 24 de setembro de 2012 e 22 de fevereiro de 2013, em 110 capítulos substituindo Chocolate com Pimenta e sendo substituída por O Profeta. No terceiro capítulo de sua segunda reprise, exibido no dia 26 de setembro, a trama caiu de 11 para 10 pontos. Ao longo dos capítulos, a audiência da trama de João Emanuel Carneiro foi subindo e registrando recordes positivos. Em seu último capítulo, exibido em 22 de fevereiro de 2013, a trama atingiu 20 pontos. Terminou com uma média geral de 13 pontos, sendo que a sucessora O Profeta amargou na audiência, que foi inferior e registrou 12 pontos de média geral.

TRILHA SONORA

A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 12 de fevereiro de 2004 pela Som Livre, trazendo o repertório nacional. Taís Araújo estampou a capa do álbum.

A segunda trilha sonora da telenovela foi lançada em 25 de março de 2004 pela Som Livre, trazendo o repertório internacional. Alinne Moraes estampou a capa do álbum.

AUDIÊNCIA

O primeiro capítulo obteve 42 pontos de média e 61% de participação, sendo considerada a melhor estreia desde 1996. Sua menor audiência foi de 30 pontos, alcançada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2004. A trama bateu recorde de audiência no dia 20 de julho de 2004. Segundo dados consolidados, foram alcançados 51 pontos de média. Neste dia foram ao ar as cenas que Afonso desmascara Bárbara. Seu último capítulo teve média de 51 pontos e 55 de pico em São Paulo, com 69% de share. Teve média geral de 47 pontos, comparada a outros bons resultados no horário nobre, como O Clone.

E esse foi mais um programa Baú de Novelas. Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para comentar.  Volto semana que vem. Até lá!

*************************************************************************************************

Segue a gente nas redes sociais

Instagram @mundoficticio2018

Twitter @MundoFicticio1

Facebook Mundo Fictício (Curtem)

Comentários

  1. Pq vc não faz um quadro criticando as webs do seu blog ( dizendo a sua opinião , pontos positivos e negativos e no final a nota da web de 0 a 10 )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vida - Cap 084

#AudiênciaDetalhada #EmNomeDoAmor #EdiçãoEspecial

Vida - Cap 034