(Foto: Divulgação)
Uma coluna desenvolvida por Daniel Augusto.
Especial Marvel
Os filmes do Universo Cinematográfico Marvel (no original, Marvel Cinematic Universe) são uma série de filmes de super-heróis americana, baseada em personagens que aparecem nas publicações da Marvel Comics. Os filmes estão em produção desde 2007, e nesse tempo a Marvel Studios produziu 20 filmes, com outros 13 em vários estágios de produção.
E hoje vamos começar a conhecer esses filmes durante essa semana e nesse primeiro episódio desse especial vamos mostrar 4 filmes.
Homem de Ferro (2008)
O empresário armamentista Tony Stark é sequestrado por terroristas no Afeganistão. Após escapar de seus captores usando uma armadura, decide criar novas versões desse artefato para combater o crime.
Em abril de 2006 a Marvel contratou Jon Favreau para dirigir um filme do Homem de Ferro. Favreau e John August combinaram dois roteiros feitos pelas duplas Arthur Marcum e Matt Holloway, e Mark Fergus e Hawk Ostby. Em setembro, Robert Downey, Jr. assinou para o papel principal. A produção foi rodada entre março e junho de 2007 na Califórnia e Las Vegas. O filme já incluía duas citações a um futuro universo, uma cena pós-créditos com Samuel L. Jackson como Nick Fury, e o escudo do Capitão América no fundo de uma cena (inicialmente inserido como piada por um artista de efeitos da Industrial Light & Magic, mas que Favreau optou por deixar no filme pronto). O filme estreou em abril de 2008.
O Incrível Hulk (2008)
Após ser atacado em seu refúgio no Rio de Janeiro por um destacamento militar liderado por Emil Blonsky, Bruce Banner volta aos Estados Unidos tentando descobrir como reverter a mutação que o transforma no Hulk. No meio-tempo revê sua amada Betty Ross, enquanto é perseguido por seu pai, General Ross.
Em janeiro de 2006, com o prazo para a Universal Studios fazer uma continuação para Hulk (2003) tendo estourado, a Marvel reclamou os direitos de adaptação do personagem. A Universal ainda distribuiria o filme, a ser dirigido por Louis Leterrier, que havia antes expressado interesse em Homem de Ferro. Zak Penn escreveu um roteiro, mais tarde retrabalhado por Edward Norton, que havia sido escalado para interpretar Bruce Banner, o alterego do Hulk. Filmagens começaram em julho de 2007, com locações primariamente em Toronto, mais uma semana em Nova York e duas no Rio de Janeiro. Novamente foi inserida uma citação aos outros heróis, com Downey fazendo uma aparição como Tony Stark na cena final, e na abertura alternativa incluída no DVD o Hulk passando sobre o corpo congelado do Capitão América no Ártico.
Homem de Ferro 2 (2010)
Tony Stark se vê às voltas com vários problemas: o Congresso quer as armaduras do Homem de Ferro entregues ao exército; o eletroímã no peito de Stark está o envenenando lentamente; e o cientista russo Ivan Vanko cria replicações das tecnologias de Stark em busca de vingança, eventualmente se associando a outro armamentista, Justin Hammer.
Imediatamente após a abertura bem-sucedida de Homem de Ferro em Maio de 2008, a Marvel começou a trabalhar na continuação. Em Julho, Favreau assinou para a sequência, bem como o roteirista Justin Theroux, que usaria uma história feita por Favreau e Downey. Em Outubro, Downey assinou um contrato para mais três filmes como Tony Stark, e no começo de 2009 Jackson fechou para mais nove aparições como Nick Fury, e o elenco viu a adição de Scarlett Johansson, que assinou para interpretar a Viúva Negra em vários filmes. A produção foi filmada entre Abril e Julho de 2009, com a Califórnia novamente sendo a locação primária, com cenas também em Mônaco. O escudo do Capitão América aparece novamente, e a cena final com Stark visitando a S.H.I.E.L.D. continha citações que iam a cenas de O Incrível Hulk no monitor a um mapa com locais ligados a vários heróis da Marvel (como uma seta na África, origem do Pantera Negra) e uma cena pós-créditos em que Mjolnir, o martelo de Thor, era encontrado em uma cratera.
Thor (2011)
O príncipe asgardiano Thor é banido para a Terra sem seus poderes por seu pai, Odin, após reavivar uma guerra. Enquanto Thor tenta recuperar seu martelo Mjolnir da custódia da agência S.H.I.E.L.D., seu irmão Loki está tramando para tomar o trono de Asgard.
Após os direitos de Thor serem reconquistados da Sony Pictures em Abril de 2006, Mark Protosevich foi contratado para o roteiro. Em Agosto de 2007, Matthew Vaughn assinou para dirigir o filme, mas eventualmente saiu com o fim de seu contrato em Maio de 2008, quando Protosevich foi chamado para retrabalhar seu texto. Em Setembro, Kenneth Branagh entrou em negociações para dirigir. Em Maio de 2009, o australiano Chris Hemsworth foi escalado para interpretar Thor, com o inglês Tom Hiddleston como o irmão e arquiinimigo Loki. Ambos tinham um contrato para várias aparições. A produção começou em Janeiro de 2010 em Los Angeles, se mudando para o Novo México em Março. O filme marcou a terceira aparição de Clark Gregg como o agente da S.H.I.E.L.D. Phil Coulson após os filmes do Homem de Ferro, bem como uma breve aparição de Jeremy Renner como o Gavião Arqueiro (Renner havia assinado para Os Vingadores, e entrou no filme porque Branagh queria um observador na cena em que Thor invadia o campo da S.H.I.E.L.D.).Novamente a cena pós-créditos puxava o filme seguinte com o cientista Erik Selvig (Stellan Skarsgård) encontrando Nick Fury, que mostra a ele um cubo cósmico. A cena foi dirigida pelo realizador de Os Vingadores, Joss Whedon, e segundo Skarsgård foi incluída de última hora após ele concordar em voltar em Os Vingadores.
Uma perfeição de matéria, amei!
ResponderExcluirobg <3
Excluir