(Foto: Divulgação)
Coluna produzida e desenvolvida por Daniel Augusto.
Vamos continuar conhecendo a história do seriado que conquistou muita gente, confiram o último episódio de "Eterno Chaves".
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Marketing
El Chavo passou a ser uma das marcas que permitiram, à Televisa, ampliar suas ofertas, expandindo companhias de mídia de outros países. A estratégia de merchandising do programa refletiu em suas retransmissões e no preço do uso dos direitos autorais das personagens. Em 1974, começou a comercialização de revistas em quadrinhos na América Hispânica.
A estreia da série animada, em 2006, permitiu o lançamento de novos produtos baseados em seus personagens: o McDonald's distribuiu uma linha de brinquedos, a série de cereais Kellogg's criou mochilas, estojos, marcas alimentícias, jogos e animações em DVD, calçados, máquinas de banda desenhada, entre outros. Em 2011, reconheceu El Chavo del Ocho como uma das marcas mais bem-sucedidas.
Em 1991, foi lançado o livro El diario del Chavo del Ocho, escrito pelo próprio autor da série e publicado pela editora Santillana em duas versões: inglesa e castelhana. A obra contém a biografia de Bolaños em primeira pessoa e sua vivência com os atores da vila. Em 2008, começou a transmissão de El Chavo, La Serie Animada, sendo considerado um "popular mexicano" pela emissora. Sua quinta temporada estreou em abril de 2012, ainda com boa audiência. No início de 2012, um jogo homônimo para Wii, produzido pelo estúdio Kaxan Games e publicado por Slang.
No Brasil, foram lançados diversos livros com conteúdos relacionados ao seriado: entre eles, Seu Madruga - Vila e Obra, segundo livro escrito por Pablo Kaschner. O "livro-homenagem", como o próprio autor descreve, apresenta dados biográficos de Ramón Valdés, ator mexicano que eternizou Seu Madruga, além de uma análise sobre o perfil do personagem. Kaschner descreve características de Seu Madruga presentes nos episódios que o apontam como uma espécie de "Macunaíma mexicano", um sujeito pícaro, que não paga os aluguéis, foge do trabalho e sempre tenta se dar bem.
Além disso, o livro traz curiosidades, entrevista com dubladores, quiz, ilustrações e fotos inéditas do personagem e do seriado. Chaves: Foi sem Querer Querendo?, o primeiro livro a abordar a série, possui entrevistas com fãs, atores da série, humoristas consagrados, diretores de televisão, psicanalistas e psicólogos, que explicam o sucesso da série. Entre outras curiosidades, o livro desvenda como foi a chegada das fitas ao Brasil.
Escrito pelos jornalistas Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco, foi lançado pela Matrix Editora em 2005. Foi produzido um jogo eletrônico não oficial sob o título de Street Chaves, remontagem do jogo de luta Street Fighter. Em 1990, a Editora Globo lançou a revista em quadrinhos do seriado, assim como a do seriado El Chapulín Colorado, ilustradas por Sergio Morettini e Eduardo Vetillo. As edições permaneceram até meados da década.
Em 2011, como parte das comemorações de seus 30 anos, o SBT decidiu fazer uma versão brasileira do seriado, que é um dos principais produtos de audiência da emissora.
O episódio especial foi exibido em 19 de agosto de 2011 e contou com Renê Loureiro interpretando Chaves, Zé Américo interpretando Quico, Marlei Cevada interpretando Chiquinha, Felipe Levoto interpretando Seu Madruga, Lívia Andrade interpretando Dona Florinda, Carlos Alberto de Nóbrega interpretando Professor Girafales, Ratinho interpretando Senhor Barriga e Christina Rocha interpretando Dona Clotilde.
FONTE: Wikipédia
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Obrigado a todos que acompanharam essa série especial, até a próxima.
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