(Foto: Divulgação)
Coluna produzida e desenvolvida por Daniel Augusto.
Vamos continuar conhecendo a história do seriado que conquistou muita gente, confiram o penúltimo episódio de "Eterno Chaves".
*******************************************************************************************
Legado
A popularidade da série permitiu que vários atores realizassem apresentações em circos nacionais e internacionais:
um exemplo disso são as atuações de Ruben Aguirré, que fez sucesso entre as décadas de 1970 e 2000; de Villagrán nos anos 1990; de Antonieta, que ganhou êxito nas décadas de 2000 e 2010; entre outros.
Por sua vez, o criador se tornou um ícone de entretenimento a partir da fama de El Chapulin Colorado e El Chavo del Ocho.
Após o término do seriado, Gómez Bolaños continuou como escritor e roteirista de outras produções. Vivar foi indicado para o filme El orfanato (2007) e para telenovela Para volver a amar (2010).
O ator considerou que seu sucesso como Senhor Barriga o ajudou em sua carreira e mencionou que: "El Chavo é uma nostalgia... lembro-me do tempo que viajei e conheci muitos lugares.
Foi um luxo, um período fantástico que nem todos têm a oportunidade de vivenciar, mas a série me ajudou nisso".
A sitcom continua sendo transmitida em vários países: entre eles, Brasil, Estados Unidos e México. De acordo com a escritora Julia Burg, o sucesso do programa foi tão grande que "os episódios podem se repetir várias vezes e ainda rimos das piadas... e as crianças sempre levam consigo a moral de cada um [dos capítulos]".
A revista estadunidense Forbes avaliou que suas retransmissões o levaram a ser um dos programas mais bem-sucedidos da história da televisão. No Brasil, vários comentaristas fizeram campanhas para o SBT reexibir a série, em 2003.
Em 2012, para marcar o quadragésimo aniversário de sua estreia, o programa foi homenageado no Auditorio Nacional com a presença de dez mil pessoas: entre eles, os artistas Juan Gabriel, Xavier López e Thalía.
O personagem Jaiminho foi reconhecido com uma estátua de bronze no município mexicano de Tangamandápio, a cidade natal do carteiro.
Em 2017, a websérie Mônica Toy lançou os curtas Chave do Amor e A Buzina em homenagem à Chaves e Chapolin.
No dia 23 de agosto de 2019, estreou a apresentação teatral "Chaves - Um Tributo Musical", no Teatro Opus localizado no Shopping Villa-Lobos em São Paulo, Brasil, como uma homenagem à vida e obra de Roberto Gómez Bolaños, tendo o ator Mateus Ribeiro no papel de Chaves e um roteiro inédito por Fernanda Maia.
"Em regra geral, o público aplaude facilmente o que é grosseiro, e no Brasil aplaudem o inteligente. Isso quer dizer que é um público inteligente. E isso me deixa muito orgulhoso".
Roberto Gómez Bolaños
FONTE: Wikipédia
*******************************************************************************************
Até semana que vem com o último episódio de "Eterno Chaves".
Segue a gente nas redes sociais
Instagram @mundoficticio2018
Twitter @MundoFicticio1
Facebook Mundo Fictício (Curtem)
Comentários
Postar um comentário