Criada por Daniel Augusto.
Texto retirado do Wikipédia.
Olimpíadas: A História
Comercialização
O COI inicialmente resistiu ao financiamento de patrocinadores.
Não foi até a aposentadoria do presidente do COI, Avery Brundage, em 1972, que o COI começou a
explorar o potencial da mídia televisiva e os mercados de publicidade lucrativa
à sua disposição. Sob
a liderança de Juan Antonio
Samaranch os jogos começaram a mudar em direção aos
patrocinadores internacionais, que procuraram vincular seus produtos com a
marca olímpica; o então dirigente maior do esporte olímpico declarou que
"os
esportes que não se adaptarem à televisão estarão fadados ao desaparecimento;
da mesma forma, as televisões que não souberem buscar o acesso aos programas
esportivos jamais conseguirão sucesso financeiro e de público".
Orçamento
Durante a primeira metade do século XX, o COI foi conduzido com um
orçamento pequeno. Como
presidente do COI de 1952 a 1972, Avery Brundage, rejeitou todas as tentativas
de vincular os Jogos Olímpicos com interesses comerciais. Brundage
acreditava que o lobby dos interesses corporativos indevidamente impactaria as
decisões do COI. A
resistência de Brundage a este fluxo de receita significava que o COI deixava
os próprios comitês organizarem e negociarem seus contratos de patrocínio e
utilizarem os símbolos olímpicos.
Quando
Brundage aposentou-se do COI havia 2 milhões de dólares em ativos; oito anos
mais tarde o valor nos cofres do COI havia aumentado para 45 milhões. Isto
se deveu principalmente a uma mudança de ideologia para a expansão dos jogos
através do patrocínio de empresas e a venda dos direitos televisivos. Quando
Juan Antonio Samaranch foi eleito presidente do COI, em 1980, seu desejo era
fazer com que o COI fosse financeiramente independente.
Após o Massacre de Munique,
durante os Jogos
Olímpicos de Verão de 1972 e as severas perdas financeiras
de Montreal quando sediou os Jogos de
Verão de 1976, poucas cidades se manifestaram sobre o interesse de
sediar a edição
de 1984. A partir de então esses Jogos tornaram-se um divisor de
águas na história olímpica. A comissão organizadora sediada em Los Angeles,
conduzida por Peter Ueberroth,
foi capaz de gerar um excedente de 225 milhões de dólares, uma quantidade sem
precedentes na época.
A
comissão organizadora tinha sido capaz de criar esse excedente, em parte pela
venda de direitos de patrocínio exclusivos para selecionar as empresas. O
COI tentou obter o controle desses direitos de patrocínio. Samaranch ajudou a
estabelecer o The Olympic Program (TOP), em 1985, a fim de
criar uma marca olímpica.
A participação no TOP era, e é, muito exclusiva e
cara. Taxas ao custo de 50 milhões de dólares para uma adesão de quatro anos. Membros
do TOP receberam direitos exclusivos de publicidade global para a sua categoria
de produtos, e a utilização do símbolo olímpico, os anéis entrelaçados, nas
suas publicações e anúncios.
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