Vida - Cap 084

Imagem
  Logotipo da web novela (Foto: Divulgação) Produção Original MF Criada e escrita por Patrícia Santos Capítulo 084 Luís aceita o dinheiro de Hugo e manda Salgueiro descobrir onde Olavo está escondido. Marcos desabafa com Monalisa. Vanessa sofre pelo fim de seu namoro com Jeremias. Suzana e Max passeiam juntos e vão para a ONG. Salgueiro descobre onde Olavo está escondido e conta para Luís. Tatiane brinca com Ramon e promete para o filho que eles vão conseguir sair da casa de Luís. Diogo questiona Dayse pela raiva que ela sente de Eduarda. Sandro transa com algumas prostitutas. Maria discute com Antônio por ele ter chamado apenas Daniel para trabalhar na empresa. Daniel conversa com Joana sobre a proposta que recebeu de Antônio. Luís avisa Hugo sobre o esconderijo de Olavo. Marcos convida Monalisa ir até a casa dele e ela aceita. Terezinha deixa um celular para Olavo ligar para ela quando precisar. Lázaro aconselha Jeremias a voltar com Vanessa. Mônica tenta convencer Nayara a denunciar

Baú de Novelas (Ep 001)


(Foto: Divulgação)

Uma coluna desenvolvida por Jonatan Santana. 

Olá pessoal! Essa é a coluna Baú de Novelas, onde vou apresentar curiosidades sobre novelas brasileiras, antigas e atuais. Vou falar da produção, da audiência e de premiações recebidas. Fatos interessantes, polêmicas e muito mais sobre as novelas que ainda marcam gerações. Será um prato cheio pra quem curte o assunto teledramaturgia. 

Pra essa primeira edição, vamos relembrar uma novela que está sendo reprisada pelo Vale a Pena Ver de Novo, Por Amor.

********************************************************************************

Foi um novela de Manoel Carlos, exibida na Rede Globo no horário das oito, de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, em 190 capítulos, substituindo A Indomada e sendo substituída por Torre de Babel. 

Teve a direção geral de Roberto Naar e Ricardo Waddington, e direção de núcleo de Paulo Ubiratan, diretor que faleceu durante a novela. 

Contou com as participações de Regina Duarte, Antônio Fagundes, Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis.

PRODUÇÃO

"O que você seria capaz de fazer por amor?" era o mote da campanha publicitária para o lançamento da novela.

Pela segunda vez, Regina Duarte vivia uma Helena de Manoel Carlos – a primeira fora em História de Amor (1995). Para a atriz, inclusive, Por Amor teria sido História de Amor 2, por conta da abordagem da relação mãe e filha. A terceira Helena da atriz viria depois, em Páginas da Vida (2006). O nome, utilizado pelo autor em quase todas as suas novelas desde Baila Comigo (1981), tornou-se uma marca de estilo, criando um laço entre as fortes e encantadoras "heroínas de classe média", como costuma caracterizar suas Helenas. Somente em Sol de Verão (1982) o autor não incluiu uma Helena em sua história.

Manoel Carlos conta que escreveu a sinopse de Por Amor em 1983, mas que, envolvido com outros projetos, adiou a trama. Para essa história, o autor se inspirou no único amor que acredita ser absolutamente inquestionável: o materno. 

O autor conta que se baseou em pessoas e dramas pessoais comuns para escrever as tramas e os personagens de Por Amor. Orestes (Paulo José), por exemplo, nasceu de uma conversa com um amigo seu. Os dois concluíram que toda família tem um alcoólatra, um ex-alcoólatra ou um alcoólatra em potencial.

O diretor Paulo Ubiratan morreu no decorrer da novela, em 28 de março de 1998. Ricardo Waddington, que já dirigia a trama, assumiu a direção-geral de Por Amor.

EXIBIÇÃO

Essa é a segunda vez que Por Amor é reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. A primeira foi entre 1.º de julho de 2002 e 10 de janeiro de 2003 substituindo História de Amor e sendo substituída por O Cravo e a Rosa. Voltou a ser reexibida no Vale a Pena Ver de Novo em 29 de abril de 2019, substituindo Cordel Encantado.

Em 16 de julho, o Ministério da Justiça interveio e mudou sua classificação indicativa de livre para não recomendada para menores de 12 anos por apresentar violência, drogas lícitas e conteúdo sexual.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL

Por Amor já foi exportada para mais de 60 países, sendo considerada uma das produções mais bem-sucedidas da emissora no mercado internacional. Foi eleita pelo jornal espanhol 20 Minutos uma das melhores telenovelas brasileiras de todos os tempos.

AUDIÊNCIA E REPERCUSSÃO

Maria Eduarda

A personagem Maria Eduarda (Gabriela Duarte) não agradou aos telespectadores no início da novela. Mediante isso, eles começaram a fazer campanhas contra a personagem, pedindo até a sua morte em um site na Internet. Em entrevista, a atriz afirmou que essas campanhas não a atingiam pessoalmente, visto que envolvia apenas sua personagem na novela, considerando assim uma polêmica saudável.

Uma das cenas mais lembradas da novela é a de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) atirando a antagonista Laura (Vivianne Pasmanter) na piscina, de cadeira de rodas. A sequência foi exibida no capítulo 4, no ar em 16 de outubro de 1997. Outro momento inesquecível da trama foi a famosa troca dos bebês, realizada pela protagonista Helena (Regina Duarte), no capítulo 52, exibido em 11 de dezembro de 1997. 

Outro momento de destaque foi a briga entre a vilã Branca (Susana Vieira) e a executiva Isabel (Cássia Kis Magro), no capítulo 128, no ar em 10 de março de 1998. Em 22 de maio de 1998 houve a cena em que Maria Eduarda e Atílio (Antônio Fagundes) finalmente descobrem a troca dos bebês, mobilizando o país.

A cena da troca de bebês feita por Helena (Regina Duarte) e César (Marcelo Serrado) chegou a causar polêmicas e mal-estar entre os médicos. Eles afirmavam que a troca era caso de polícia, e que César representava um médico ilícito e antiético, um mau exemplo para os profissionais. 

O destino do bebê Marcelinho mobilizou o público na época de exibição. Foram feitas várias enquetes, debates e até bolões sobre qual seria o destino da criança trocada na maternidade pela protagonista Helena (Regina Duarte).

Na exibição original o primeiro capítulo de Por Amor teve uma média de 48 pontos no Ibope. O penúltimo capítulo, em 21 de maio de 1998, registrou 58 pontos, com picos de 63, enquanto o último capítulo teve média de 57 pontos. A trama teve uma média final de 43 pontos, que apesar de não ter sido considerada um grande sucesso na época, esteve dentro da expectativa.

Primeira reprise

A média final da reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2002 foi de 21 pontos. O último capítulo, exibido em 10 de janeiro de 2003, registrou 36 pontos de média, superando a novela das oito da época, Esperança.

Segunda reprise

A segunda reapresentação estreou com 19 pontos de média, o melhor resultado do Vale a Pena Ver de Novo em dez anos, desde a primeira reprise de Senhora do Destino em 2009, que marcou 20. Além disso, representou um aumento de 6 pontos em relação à reprise anterior, Cordel Encantado, que estreou com 13,7 pontos. Nessa reprise, a novela vem obtendo o melhor desempenho da faixa, dos últimos oito anos, com médias na casa dos 16 e 17 pontos, índices estes não vistos desde a segunda reprise de Mulheres de Areia em 2011. Com quatro semanas de exibição, a trama já acumula um total de 16,2 pontos de média, conseguindo superar sua antecessora Cordel Encantado, que marcou 15,9 pontos. Em 4 de julho, registrou 21 pontos, sua maior audiência até agora.

PRÊMIOS

Troféu APCA (1997)

Melhor novela

Revelação do ano - Cecília Dassi

Prêmio Contigo! (1998)

Melhor novela

Melhor autor - Manoel Carlos

Melhor ator - Antônio Fagundes

Melhor atriz infantil - Cecília Dassi

Melhor par romântico - Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis

Melhor direção de arte - Ana Maria de Magalhães

Melhor trilha sonora - Alberto Rosenblit

Melhor figurino - Beth Filipecki

Melhor abertura - Hans Donner

Troféu Imprensa

Melhor novela

Prêmio Extra de Televisão

Melhor Atriz - Susana Vieira

E então, nesse primeiro programa, conhecemos um pouco mais sobre a novela de Manoel Carlos, Por Amor. Fico por aqui, e volto na próxima oportunidade. Tchau pessoal!

********************************************************************************

Segue a gente nas redes sociais

Instagram @mundoficticio2018

Twitter @MundoFicticio1

Facebook Mundo Fictício (Curtem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida - Cap 084

#AudiênciaDetalhada #EmNomeDoAmor #EdiçãoEspecial

Vida - Cap 034