(Foto: Divulgação)
Os temperamentos foram formulados por Hipócrates (o pai da medicina) seis séculos AC.
Sábio médico grego classificava os doentes em quatro tipos, cada um dos quais apresentava uma hipertrofia ou o desenvolvimento excessivo de um sistema ou função. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento.
No ser humano existem quatro aparelhos anatômicos fundamentais, que são a base para determinar os temperamentos:
Sanguíneo
Sente-se bem quando rodeado de pessoas. Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta. Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade.
São reconhecidos por estarem constantemente em movimento e se desgastarem facilmente. Precisam de mais horas de sono e descanso após o almoço, mesmo em idade escolar.
Como aluno, é o tipo mais popular, sempre lhe ocorrendo brincadeiras. Como adulto, é simpático, de prosa fácil e agradável, conhece todos pelo nome rapidamente. A alegria pode, no entanto, degenerar em falta de compromisso, trazendo à tona um tipo superficial e inconsequente.
Seu caminhar é saltitante, acentuando a ponta dos pés. Muitas vezes é chamado de “cabeça de vento”.
Pontos Positivos
· Comunicativo
· Destacado
· Entusiasta
· Afável
· Simpático
· Companheiro
· Compreensível
· Crédulo
Pontos Negativos
· Volúvel
· indisciplinado
· impulsivo
· barulhento
· inseguro
· egocêntrico
· exagerado
· medroso
Melancólico
Na infância, já se salientam os grandes e expressivos olhos no rosto, geralmente estreito. Acontecimentos e encontros atuam nele por muito tempo, podendo chorar à noite por algo que tenha ocorrido pela manhã. Como aluno e adolescente, pode sentir-se incompreendido e desprezado.
Participa intensamente de acontecimentos ou relatos de tragédias. Sofre particularmente em ambientes marcados pela superficialidade e falta de compromisso. Na idade adulta, revela-se com qualidades positivas como a profundidade de pensamento, a seriedade e a compaixão.
A melancolia torna-se um perigo apenas quando o egocentrismo, narcisismo e mania de criticar a si e aos outros passam para o primeiro plano.
Pontos Positivos
· Habilidoso
· Minucioso
· Sensível
· Perfeccionista
· Esteta
· Idealista
· Leal
· Dedicado
Pontos Negativos
· Egoísta
· Amuado
· Pessimista
· Teórico
· Confuso
· Antissocial
· Crítico
· Vingativo
· Inflexível
Colérico
Sob a atividade do calor, parece estar sempre ligeiramente contido, "sob pressão". Andar resoluto e dinâmico, pisa forte com o calcanhar. Perseverante, tem iniciativa, se mobiliza por ideais, bem como o amor à verdade. É entusiasmado e pontual.
Exaspera-se facilmente quando as coisas não saem conforme planejado. Essas características podem ser empregadas pelo idealismo ou egoísmo, podendo sobressair o egoísmo e a vaidade.
Na infância, pode manifestar-se por acessos de ira e cólera, chutando e batendo, com muita teimosia.
Pontos Positivos
· Energético
· Resoluto
· Independente
· Otimista
· Prático
· Eficiente
· Decidido
· Líder
· Audacioso
Pontos Negativos
· Intolerante
· Vaidoso
· Autossuficiente
· Insensível
Fleumático
Conserva a calma mesmo em situações difíceis. Tem importante papel na comunidade, por sua paciência, fidelidade, equilíbrio e amor aos hábitos, precisão e meticulosidade na execução de tarefas.
De natureza não agressiva, estão preocupados em criar harmonia e são extremamente confiáveis. Quando criança, observa o mundo com olhos admirados e fica tranquilo, principalmente se tiver algo para comer.
Não responde a tons de comando que tentem leva-lo à ação; é lento. Pode transformar a calma em desinteresse, surgindo pedantismo e bitolação.
Pontos Positivos
· Calmo
· Cumpridor
· Eficiente
· Conservador
· Prático
· Líder
· Diplomata
· Bem humorado
Pontos Negativos
· Calculista
· Temeroso
· Indeciso
· Contemplativo
· Desconfiado
· Pretensioso
· Introvertido
· Desmotivado
Comentários
Postar um comentário