Crônica 2: Manga com leite
E aqui estou novamente, lembrando da minha infância e dos meus dias de azar. Lembrando da época da inocência, lembrando que é muito bom ser criança. A história do "Júnior Azarado" que irei compartilhar com vocês trata-se do ditado popular que não pode comer manga e em seguida beber leite, pois pode morrer.
Tenho certeza que já ouviram falar desse ditado e o Júnior Azarado começou desde criança sua maré de azar. Tudo começa em uma manhã, acordo e como de costume faço a higiene e tomo café com cuscuz. Logo em seguida, decido ir ao sítio em frente a minha casa, além do que é uma das minhas coisas favoritas: brincar de subir nas mangueiras, comer as frutas diretamente do pé, enfim, meu lugar preferido é a natureza.
No sítio, caminho feliz comendo um araça aqui outro a com lá. Paro no meu pé de manga predileto, para subir nele é preciso muita habilidade. Primeiro subo no pé de cajueiro, em seguida pela galha, que fica próxima ao pé de manga, subo e enfim consigo ficar sentado em uma das galhas do pé de manga preferido.
Em cima do pé de manga fico a pensar sobre minha vida, era uma criança pensativa (rsrs). Está perto da hora do almoço, pego minha bolsa de plástico, que já está repleta de mangas maduras e verde para comer com sal. Me encaminho de volta para minha casa.
No caminho vou chupando manga. Em casa, lavo-as e coloco todas em uma bacia. Meus pais não estão em casa, sairam, foram buscar lenha. Percebo que tem leite e decido beber um pouco, meus irmãos me alertam sobre o perigo. Não acredito, digo que eles são apenas crianças, como saberiam se isso mata. Bebo o leite.
Os momentos de aflição estam perto. Meus pais chegam em casa, meus irmãos "dedo duro" dizem que chupei manga e em depois bebi leite. Minha mãe fica desesperada e fico sem entender o que está se passando. Minha mãe diz que não pode beber leite depois de chupar manga, pois sua mãe lhe disse que faz mal e pode até matar.
Depois de escutar a palavra matar, entro em desespero. Começo a chorar sem parar e fico gritando: "Eu vou morreeeer!" A aflição toma conta de todos. O tempo passa e nada acontece, e de raiva pego outro manga, chupo, pego outro copo com leite, bebo e digo: "Se for pra morrer, morro de barriga cheia."
Até hoje espero as consequências de comer manga e depois beber leite (rsrs). Anos depois descubro que esse alarde todo não passava de um mito, pois na época meus pais disseram que tive sorte.
Conheça o motivo do mito:
O mito surgiu durante a época da escravidão no Brasil. Os escravos, como passavam o dia inteiro na lavoura, sentiam muita fome e, com a chegada dos períodos de grandes produções de mangas nas fazendas, roubavam a fruta. Assim, durante o dia, os senhores de engenho distribuíam uma pequena quantidade de leite , devido ao alto valor financeiro. Para evitar que os escravos consumissem mais mangas e economizar na distribuição de leite, eles inventaram que tomar leite e comer manga fazia mal.
Escrita por Júnior Araújo
(Foto/Fonte: Slogan da série "Júnior"/Júnior Araújo)
Comentários
Postar um comentário